Gatos em apartamento – SEGURANÇA

oie_3089zu1zz8gc

Se você mora em uma grande cidade ou numa pequena, mas optou por morar em um apartamento e deseja um animal de estimação o gato é uma ótima opção. Silencioso, independente, pequeno porte (normalmente) e se adapta ao espaço disponível. Se você optou por um apartamento é provável que toda a família trabalha fora ou estuda, ou ainda ambas opções, ou seja, grande parte do tempo o animal ficará sozinho. A independência do gato permite que isto aconteça, mas você deverá reservar um tempo para seu ronrom ele precisa de atenção.

Mas voltando ao tema deste post o maior perigo de um gato em apartamento são as quedas de varandas e janelas. Sim, seu gato pode cair!

Os gatos adoram as janelas.

oie_suwtv0nktvhm

Eles podem ficar horas observando o movimento da rua ou das árvores, “paquerando” os passarinhos e insetos.

Também adoram pegar sol.

Mas sabemos que o risco de queda é grande. Mas por que os gatos caem?

Eles são curiosos e acabam se acidentando. Às vezes o sono fica mais profundo e o gato se desequilibra. Outra opção é aquela esticadela na pata para alcançar a borboleta.

É fundamental proteger as janelas com telas, ou mantê-las fechadas.

Por ser um caçador nato, esse felino está atento a tudo o que acontece e pode reagir a qualquer movimento ao seu redor. Assim, se alguma coisa chamar a sua atenção do lado de fora, ele pode pular pela janela e se machucar bastante com a queda.

Por conta disso, é necessário colocar telas em todas as janelas do seu apartamento, porque ele não sabe se está no 1º ou no 10º andar. Apenas fechar as janelas também não é o suficiente, pois a chance de que, em algum momento, você se esqueça de que alguma está aberta é grande. Não ponha em risco a vida do seu gatinho!

Quem tem gato e janela com tela sabe que eles gostam de escalar a própria tela, por isso a tela deve ser apropriada para animais. As lojas especializadas sabem, mas fica a dica:

A rede de proteção recomendada para gatos deve ser feita em polietileno com malha entre 3 e 5cm de largura entre os nós. Quando os gatos tem poucos dias de vida seus donos deve-se utilizar as malhas de 3 cm.

Quando o gatinho tem mais de 2 meses de vida, a rede de proteção com a malha de 5 cm pois ela atrapalha menos a visão de dentro do apartamento e sua instalação fica aparentemente mais leve.

Se o gato for pequeno e/ou a tela estiver ficando gasta, o gato pode passar para o lado de fora e ficar preso, aumentando o perigo. Por isso deve se estar sempre atenta a qualidade e a idade. Normal as telas durarem mais de 7 anos.

Dependendo da altura e aonde o gato cai, a gravidade das lesões pode ser diferente.

Dizer que eles têm 7 vidas e que sempre sobrevivem também é um mito. Infelizmente já soube de muitos gatos seriamente machucados ou que morreram por cair da janela.

Por mais que você conheça seu gato e “garanta” que ele não faz o estilo “voador”, proteja-o.

fundo-gato-1024x757

Não corra o risco de causar um grave acidente.

Lembre-se que os gatos e gatas não esterilizados têm um motivo a mais para sair pela janela: se reproduzir!

Por hoje é só. Beijos e lambidas para todos.

Anúncios

Um comentário em “Gatos em apartamento – SEGURANÇA”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s